Galeria Vermelho em Higienópolis

Galeria Vermelho em Higienópolis

Após nove anos de existência, a Galeria Vermelho em Higienópolis, já se estabeleceu como um dos principais pontos de criação e divulgação de arte contemporânea no Brasil.

Mais do que um simples espaço expositivo, a Vermelho catalisa o que há de mais recente e inovador na arte atual, e surge como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, incentivando novas idéias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes ou já estabelecidos.

Fruto das idéias de Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão, a Vermelho foi inaugurada em 2002 após um intenso processo de re-configuração e restauro das três pequenas casas localizadas na vila de número 350.

Criado e desenvolvido pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha (Pritzker Architecture Prize, 2006), e José Armênio de Brito Cruz, o projeto de restauro incorporou espaços expositivos à estrutura arquitetônica existente, e transformou o terreno que separa as três casas da rua em uma grande praça aberta sobre o fundo de 120m2 da fachada da galeria.

Sobre esta imensa tela branca da fachada já foram apresentados, desde 2002, mais de cinqüenta projetos que incluem pinturas, colagens, escavações, projeções e prospecções.

Em 2007, três novos espaços expositivos foram integrados ao prédio original. Também criado por Mendes da Rocha e Brito Cruz, o projeto agregou à área expositiva existente, a sala 3 destinada à apresentação de obras de acervo, além um jardim externo destinado à apresentação de esculturas e instalações.

Com a ampliação do espaço, foi criado também o TIJUANA, local destinado à apresentação e venda de livros de artista, múltiplos, vídeos, CD, além de livros e catálogos publicados acerca da obra de artistas representados pela Vermelho. Dentre os vários projetos desenvolvidos pela Vermelho, é importante mencionar a mostra anual de performance arte VERBO.

Sem fins lucrativos, a mostra tem como objetivo promover discussões e apresentar trabalhos de artistas e teóricos ligados à área da performance. A mostra, que ocorre desde 2005, propõe ainda criar no espaço da Vermelho, um ambiente de convivência que permita encontros e trocas de experiências entre público e artistas de diferentes procedências, do Brasil e do mundo.

Horário de Funcionamento
Terça a Sexta das 10hs às 19hs
Sábado das 11hs às 17 hs

 

Galeria Vermelho em Higienópolis
Rua Minas Gerais, 350 - Bairro Higienópolis - São Paulo - SP
CEP: 01244-010
(11) 3138-1520





  Sobre o EncontraHigienópolis
Fale com EncontraHigienópolis
Anuncie no EncontraHigienópolis
Cadastre sua Empresa no EncontraHigienópolis (grátis)



Termos EncontraHigienópolis | Privacidade EncontraHigienópolis


Bandeira da cidade de São Paulo