Paróquia Santa Teresinha em Higienópolis

A Paróquia Santa Teresinha - Com idéia de estabelecer uma casa de religiosos com uma capela em São Paulo foi primeiramente aventada a partir de uma visita à cidade de Fr. Guilherme de Santo Alberto, Provincial da Ordem em RomaParóquia Santa Teresinha Vista de noite, em outubro de 1923. Atraído pelas inúmeras possibilidades aqui oferecidas, decidiu dar andamento aos trâmites necessários à aquisição de um imóvel adequado àquela finalidade.

A assinatura do contrato de compra e venda de uma casinha e de um terreno na Avenida Lins de Vasconcelos, esquina com a Rua Antônio Tavares, foi firmada no final do mesmo ano pelo Vigário-Geral, Fr. Serafim de Santa Teresa.Os frades logo constataram a inadequação geográfica de sua nova residência, devido ao despovoamento da região em que se inseria; essa condição foi agravada com a deflagração de uma revolta militar nos arredores, em 5 de julho de 1924.

Reconhecendo a difícil situação do convento de São Paulo, os superiores autorizaram Fr. Serafim a adquirir uma casa no bairro de Higienópolis, com terreno contíguo, de propriedade da Sra. Cornélia Gaffré Ribeiro. O prédio, situado no nº 49 da Rua Maranhão, teve seu porão adaptado pelo engenheiro Fiorello Panelli e transformado em capela, inaugurada no dia 8 de março de 1924, com missa solene oficiada por Fr. Nicolau de São José. Desde o início, porém, em função do grande número de fiéis, se previa a construção de algo maior.

No dia 13 de dezembro de 1925, o Arcebispo Metropolitano, D. Duarte Leopoldo e Silva, abençoava a primeira pedra do que viria a se tornar o Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Finalmente, as obras foram iniciadas com a derrubada de algumas árvores e nivelamento do terreno, que em determinados pontos foi rebaixado em quase dois metros.

O autor do projeto, Antonio Vicenti, foi o mesmo que concebeu a planta da Basilica de Santa Teresinha no Rio de Janeiro.

O responsável técnico foi o engenheiro Fiorello Panelli, auxiliado pelo mestre-de­obras Antonio Basile.

Ambos os sinos, fundidos por Ângelo Angeli, foram doados pelo conde Francisco Matarazzo (O maior) e pelas Sras. Benedita Augusta Lopes Pedroso e Josephina R. Gavião.

No mês de maio de 1928 foram concluídos o piso de granitina artificial, que ficou a cargo dos irmãos Interlenghi, e os detalhes de revestimento interno, que foram executados pelos estucadores Luiz e Alfredo di Matteo, também responsáveis pelos capitéis e baixo-relevos. A obra da construção da igreja foi concluída em apenas dois anos.

Em 17 de maio de 1928, na festa da Ascensão e comemoração do 30º aniversário de canonização de Santa Teresinha, o Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus foi, enfim, inaugurado e bento por D. Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.


Paróquia Santa Teresinha
Rua Maranhão, 617 - Higienopolis - São Paulo
(11) 3666-4641



  Sobre o EncontraHigienópolis
Fale com EncontraHigienópolis
Anuncie no EncontraHigienópolis
Cadastre sua Empresa no EncontraHigienópolis (grátis)



Termos EncontraHigienópolis | Privacidade EncontraHigienópolis


Bandeira da cidade de São Paulo