Praça Buenos Aires em Higienópolis

Monumento Tango em HigienópolisConhecido anteriormente por Praça Buenos Aires, este parque foi inaugurado em 2 de dezembro de 1987. Originou-se da Praça Higienópolis, criada em 20 de maio de 1913, cujo nome foi alterado para Praça Buenos Aires em 18 de setembro do mesmo ano. A Praça foi inaugurada em 1916 com mirante, espelho d´água, esculturas e cercamento. Foi tombado pelo CONPRESP através da Resolução nº 10, de 1992.

Sua principal característica é a de ser uma ilha de tranqüilidade e contato com a natureza em meio à massa compacta de edifícios da área central da cidade.

O parque foi criado a partir de área desapropriada pela Prefeitura, em 1912, com o intuito de conservar a vista sobre o Vale do Pacaembú, sendo a praça projetada pelo arquiteto paisagista francês Bouvard que em seu projeto concebia uma elevação central com um mirante aonde foi instalado um telescópio e espelho d'água que davam frente para a Avenida Angélica.

No interior da praça foram distribuídas várias esculturas destacando-se a escultura "mãe", instalada no lago, executada em concreto. Box - Um dos destaques do parque são as esculturas, entre elas o "Veado Atacado" e o "Leão Atacado", vindas da França e executadas em bronze pela "Frondries d'art" ou "Val d'cane"; o busto de Firmiano Pinto, ex-prefeito de São Paulo; e do pensador argentino Rivadávia, inaugurado em 1945 em comemoração ao seu centenário.

Há ainda a que, em 1964, foi vencedora de um concurso nacional sobre o tema, esta obra foi esculpida em um só bloco de mármore e pesa 24 toneladas.

Área

Praça Buenos Aires tem uma área total de 22.200 m2, distribuídos: 14.875 m2 de vegetação implantada; 4.700 m2 de pisos impermeáveis; 750 m2 de pisos permeáveis e 75 m2 de edificações.

Flora

São jardins, alamedas e gramados implantados, com destaque para as paineiras, guapuruvus e as exóticas figueira-benjamin, ligustro e cefeneiro.

Pardais, tico-ticos, sabiás-laranjeira, sanhaços, periquitos verdes e pombos, aves tipicamente urbanas, são a base da fauna presente no parque.

A elas juntam-se uma população de animais domésticos, principalmente gatos, que, apesar de um contínuo trabalho de conscientização, continuam sendo abandonados, tornando-se uma ameaça à saúde dos freqüentadores do parque.

Infra-Estrutura

4 entradas; 4 áreas de descanso; área para apresentações com capacidade para 64 pessoas; 3 bebedouros; 34 lixeiras; 57 bancos; 2 bicicletários com 5 vagas cada; comedouro para pássaros; 1 conjunto de sanitários (masc/fem); 1 sanitário deficiente físico. Lazer playground e tanque de areia.

Paisagem

Espelho d´água na entrada principal.

Frequência de Usuarios

Segunda a sexta-feira:1.000 Sábados:2.000 Domingos e feriados:2.400

Localização

Praça Buenos Aires
Avenida Angélica, s/n – Higienópolis - São Paulo
(11) 3666-8032

fonte:http://www.sampa.art.br/

  Sobre o EncontraHigienópolis
Fale com EncontraHigienópolis
Anuncie no EncontraHigienópolis
Cadastre sua Empresa no EncontraHigienópolis (grátis)


Termos EncontraHigienópolis | Privacidade EncontraHigienópolis


Bandeira da cidade de São Paulo