Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior confessional brasileira sediada na cidade de São Paulo no Bairro de Higienópolis.

Possui campi de graduação e pós-graduação em São Paulo, Barueri (Campus Tamboré), Brasília, Campinas, Recife e Rio de Janeiro (como Faculdade Morais Júnior - Mackenzie Rio).

Seus atuais reitor e vice-reitor são Manassés Claudino Fonteles e Pedro Ronzelli Júnior, respectivamente. O chanceler é o reverendo Augustus Nicodemus Lopes.

História

O Instituto Presbiteriano Mackenzie iniciou suas atividades em 1870. Em 1869, a cidade de São Paulo vivia um clima de efervescência, em que o café era a principal fonte econômica do país. Nessa época, a campanha abolicionista ganhava adeptos, abalando os alicerces políticos do Império e fomentando, numa parcela da população, o desejo de que o Brasil se tornasse uma República.

Em meio a esses acontecimentos, chega e se instala na cidade de São Paulo o casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain‎. Em 1870, enquanto o reverendo Chamberlain empreendia viagens missionárias pelo interior do Estado, sua esposa, Mary, dedicava-se à área pedagógica na residência do casal. Três crianças, sendo dois meninos e uma menina, foram os primeiros alunos de um sistema educacional em turmas mistas, sem os castigos físicos adotados na época. Nascia, assim, uma escola socialmente responsável e integrada à sociedade.

Em 1871, a escola da senhora Chamberlain contava com 44 alunos e teve que se mudar, pois a sala de estar do casal já não comportava mais tantos alunos.

A partir de 1872, as aulas passaram a ser pagas - 12 mil réis por trimestre - concedendo-se bolsas parciais e integrais para os alunos carentes. Aceitando a proposta do jornalista José Carlos Rodrigues, adotou-se o nome de Escola Americana.

Estudaram na escola nessa época tanto filhos de escravos como de famílias tradicionais, como as de Campos Sales, Prudente de Morais e Rangel Pestana.

Em 1879, Dona Maria Antonia da Silva Ramos, baronesa de Antonina, vendeu ao Reverendo Chamberlain, por 800 mil réis, área de sua chácara em Higienópolis, onde pastavam os cavalos que puxavam suas carruagens e escravos plantavam frutas e hortaliças

Finalmente, em 1880, adquiriu-se uma área de 27,7 mil metros quadrados no bairro de Higienópolis. Era o início de uma nova fase.

A fama de a Escola Americana não se restringia ao Brasil, chegando aos ouvidos do advogado norte-americano John Theron Mackenzie que, sem nunca ter vindo ao Brasil, fez constar em seu testamento, em 1890, uma doação à Igreja Presbiteriana norte-americana para que se construísse no Brasil uma escola de Engenharia. Desta forma, tem início o nome utilizado até hoje: Mackenzie.

Em fevereiro 1896, já em Higienópolis, teve início o primeiro ano letivo da Escola de Engenharia Mackenzie, sendo os diplomas ainda expedidos pela Universidade de Nova Iorque.

Na década de 1940, o Mackenzie começou introduzir novas unidades e cursos, como a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1946; Faculdade de Arquitetura, em 1947 e a Faculdade de Ciências Econômicas, em 1950.

Em 1952, com quatro escolas superiores, o Mackenzie é reconhecido por meio de decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas como uma universidade. Neste mesmo ano, Dr. Henrique Pegado assume a primeira reitoria da universidade.

Em 1955 se iniciam as aulas da primeira turma da então criada Faculdade de Direito.

Em 1965, o Mackenzie nomeia Esther de Figueiredo Ferraz para o cargo de reitora. Ela foi a primeira mulher a assumir um cargo de reitora em universidades brasileiras.

O campus São Paulo possui hoje com mais de 50 prédios e está localizado no bairro de Higienópolis. Cerca de 35 mil alunos freqüentam mais de 40 cursos nos diversos campi do Mackenzie. As unidades de São Paulo e Tamboré oferecem desde a educação infantil à pós-graduação. A unidade de Brasília atende ao colégio e à pós-graduação que também está presente em Campinas, Rio de Janeiro e Recife.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é de caráter confessional. Como instituição presbiteriana, é regida pela fé-cristã evangélica reformada. Assim, o compromisso do Mackenzie é de estimular o conhecimento das "ciências humanas e divinas".


Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua da Consolação, 930 - Bairro: Higienópolis
Rua Piauí, 143 - 2º andar - Bairro: Higienópolis
(11) 2114-8000
Site: www.mackenzie.br

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo
Rua Itambé, 135 - Bairro: Higienópolis
Site: www.emack.com.br



Fonte: http://pt.wikipedia.org/



Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraHigienópolis
Fale com EncontraHigienópolis
Anuncie no EncontraHigienópolis
Cadastre sua Empresa no EncontraHigienópolis (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraHigienópolis | Privacidade EncontraHigienópolis


Bandeira da cidade de São Paulo